Capital baiana será representada pelo espetáculo Soma - O Mito da Caverna no Festival de Curitiba


Ao contrário de 2013 e 2014, espetáculos da Bahia premiados ou que tiveram destaque de público  e crítica não vão contar com um espaço especial na mostra  Fringe, evento paralelo do Festival de Teatro de Curitiba,  que acontece de 24 de março a 5 de abril. A Mostra Baiana,  uma grande vitrine de teatro local realizada dentro do evento, não acontecerá em 2015.
A iniciativa da mostra era uma correalização do Festival de Curitiba, um dos mais importantes do país,  com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (SecultBA), como parte do Programa de Difusão das Artes da Bahia.
A coordenadora de Teatro da Fundação Cultural, Maria Marighela, explica que, com a mudança da direção geral da Funceb (Fernanda Tourinho substituiu Nehle Franke), avaliou-se que "não se poderia impactar o orçamento da nova gestão sem maiores discussões".
O projeto da Mostra Baiana, orçado em R$ 300 mil, entretanto, não deverá acabar, segundo Maria Marighela.
Camaçari
Este ano, quatro espetáculos não tão conhecidos do grande público, mas acolhidos pela curadoria de Curitiba, participam do festival da capital paraense.  Três são do município de Camaçari,  situado a  41 quilômetros da capital.
Representam  Camaçari a comédia  A briga de dois matutos por causa de um rolo de fumo,  do  Bando de Teatro  Resistência, a fábula em cordel  Meio Ambiente, a  Casa da Gente,   do Bando do Padim Vô, e  7 Minutos Antes de Partir, espetáculo inspirado nos livros Noites Brancas, do russo Dostoesvisk, e Uma Mente Brilhante, da escritora norte-americana Sylvia Nasar.
Já a capital baiana será representada pelo espetáculo  Soma - O Mito da Caverna,  do Coletivo João Ninguém, montado a partir da alegoria da caverna do filósofo Platão, e fragmentos de textos do filósofo Nietzsche.
Retrospecto da mostra
Em 2013, a estreia da Mostra Baiana no Fringe se deu com a curadoria do ator Wagner Moura, com colaboração de Vadinha Moura, reunindo os espetáculos Áfricas (Bando de Teatro Olodum, direção de Chica Carelli), Luz Negra (Rino Carvalho), O Pássaro do Sol (Grupo A Roda, direção de Olga Gómez), Pólvora e Poesia (Fernando Guerreiro), Sargento Getúlio (direção  Gil Vicente Tavares), Seu Bomfim (direção  Fábio Vidal e Meran Vargens) e Siré Obá - A Festa do Rei (direção  Fernanda Júlia).
Com curadoria do ator Lázaro Ramos, no ano passado representaram a Bahia as montagens Destinatário Desconhecido  (direção Zeca de Abreu), Entre Nós - Uma Comédia sobre Diversidade (direção João Sanches), Grand Théâtre: Pão & Circo  (direção Carol Kahro), O Circo de Soleinildo (direção  Gilsergio Botelho), O Segredo da Arca de Trancoso (Grupo Vilavox, direção Claudio Machado), Um Piano, O Bolero e A Galinha  e Uma Vez, Nada Mais (direção Hebe Alves).
Estreias nacionais
O Festival de Curitiba, um dos mais representativos do país, este ano reunirá 29 espetáculos na mostra principal, sendo sete estreias nacionais e cinco atrações internacionais e internacionais, além de 393 espetáculos no Fringe.
As sete estreias nacionais são: SPon SPof Spend, Post Scriptum, OE, Abnegação 2, Meu Saba, Fishman e Ensaio Para Um Adeus Inesperado. Já as cinco atrações internacionais que participam, do evento são  A House in Asia, Double Rite, Surfacing, Numax e Forces, da companhia norte-americana Elizabeth Streb, que marcará a abertura do festival.
A programação reúne, ainda, as peças Gotas D'Água Sobre Pedras Escaldantes, Silêncio, Oh! Os Belos Dias, Nêgo, Drummond, Pessoas Perfeitas, Beije Minha Lápide, Através de Um Espelho, Desalinho, Let's Kiss, Máquina Fatzer, Nômades, Adorável Garoto, Selfie e Depois do Ensaio, além dos musicais  Dias de Luta, Dias de Glória,  sobre o grupo Charlie Brown Júnior, e Samba Futebol Clube, sucesso multimídia de 2014 que recebeu 12 indicações aos prêmios Shell e Cesgranrio de Teatro.
http://atarde.uol.com.br/cultura/teatro/noticias/1659321-festival-de-curitiba-fica-sem-a-mostra-baiana-este-anoy  vn 

Comentários

Postagens mais visitadas